O que são animes Kodomo?
Animes Kodomo

O que são animes Kodomo?

PHPatrick
PHPatrick

Eaí pessoal, tudo bom? hoje irei falar um pouco de um gênero de anime um tanto desconhecido pelo seu nome, porém com uma grande importância para a indústria dos animes que é o gênero Kodomo.

No Japão, o termo kodomo significa “criança” por isso este género está direcionado para um público infantil, mais especificamente crianças entre os 6 e os 12 anos.

As séries deste género têm um carácter educativo, tanto a nível individual como social, onde se ensina a respeitar os mais velhos, a preservar amizades ou a valorizar a família. Os enredos são simples e fáceis de compreender.

O genero kodomo teve início no final do século XIX com a publicação de mangás muito curtos, tendo aproximadamente quinze páginas. Estas mangás criados na era Meji tinham como objetivo incentivar a alfabetização dos jovens japoneses.

Um dos animes do gênero kodomo mais conhecidos no mundo é a série Doraemon, baseada na manga escrita pela dupla Fujiko Fujio (Hiroshi Fujimoto e Motoo Abiko).

Veja também:

No Brasil, o Kodomo é uma demografia desconhecida por muitos, apesar de animes desta categoria passarem na televisão até hoje. No passado, aqui em nosso país, este tipo de desenho costumava ser muito comum nos canais televisivos, principalmente no Cartoon Network.

No início dos anos 2000, o canal fez com que os animes Kodomo se tornassem muito famosos. Sei que muitas pessoas, assim como eu, aguardavam ansiosos para ver seu desenho favorito passando pela manhã.

Infelizmente, após algum tempo, foram esquecidos pela maioria. Existem títulos que são lembrados até hoje por nós, brasileiros, como Pokémon e CardCaptor Sakura, mas a maioria continua no esquecimento.

Caso queira ver mais algunes animes nesse gênero aqui tem uma lista com inúmeors animes Kodomo.

Eaí gostaram? Conseguiram entender o significado desse gênero, ou ainda ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários!