Logo ToBruxo

Como começar uma carreira como desenvolvedor de games?

Por PHPatrick 6 minutos de leitura
Como começar uma carreira como desenvolvedor de games?

O sonho de todo desenvolvedor de games é conseguir um emprego em uma grande empresa de jogos. No entanto, muitas vezes não é tão simples.

Conseguir um emprego na indústria de videogames não é impossível, mas não acontece da noite para o dia. Há muita competição para se trabalhar em games porque a indústria vem com bons salários e um ambiente de trabalho divertido.

Embora não haja uma maneira “certa” ou “errada” de entrar na indústria de desenvolvimento de jogos, existem algumas estratégias que o levarão mais perto de seu objetivo. Neste guia, mostraremos algumas dicas úteis para começar sua carreira em videogame.


Aprenda sobre o Unity

Unity no deselvovimento de games
Unity

O Unity se tornará seu melhor aliado quando se trata de desenvolvimento de jogos. Unity é uma plataforma de videogame que permite aos usuários criar jogos 2D e 3D. Em seu caminho para se tornar um desenvolvedor de jogos, você precisará se familiarizar com esta ferramenta. Se você não quer se formar na faculdade imediatamente, pode assistir aos tutoriais do Unity no YouTube, para começar.

Outra opção seria fazer um bootcamp de programação, que é um curso intensivo onde você aprenderá sobre essa ferramenta.


Tenha uma certificação

Certificação em carreira de desenvolvedor de games
Certificação

Após decidir que esse é o caminho de carreira que você gostaria de seguir, é hora de obter a certificação. Se você está interessado em obter seu diploma de bacharel, existem muitas faculdades de design de jogos que você deve considerar.

A maioria dos diplomas de bacharelado em desenvolvimento de jogos leva quatro anos para ser concluída e você se formará com todo o conhecimento de que precisa para começar como um desenvolvedor de games.

Mas caso você queira um caminho mais curto, pode participar de um bootcamp de programação. Com a alta demanda por desenvolvedores de jogos, os bootcamps são uma ótima alternativa para quem deseja se certificar rapidamente. A maioria dos bootcamps de programação atualizaram seus currículos para corresponder às tendências mais recentes da área.

Alguns dos melhores bootcamps de desenvolvimento de jogos que existem são aqueles oferecidos por Keep Coding e The Make School. Ambos oferecem uma variedade de métodos de pagamento e bootcamps online. A Make School está localizada em San Francisco e também oferece educação no local.

Recrie games simples

Depois de obter a certificação, você precisa começar a trabalhar em seus próprios projetos. Como você ainda não tem experiência na área, deve começar a construir seu portfólio com jogos indie. A melhor maneira de praticar é começando em seu primeiro projeto.

Se você não deseja criar um game do zero, pode optar por recriar um jogo simples de que goste. Recriar um jogo é mais fácil do que desenvolver um do zero, porque você não gastará muito tempo no design. Em vez disso, você trabalhará no que é mais importante: funcionalidade.


Pratique escrever código limpo

Código limpo na carreira de desenvolvedor de games
Código limpo

Muitas pessoas subestimam a importância do código limpo. A codificação confusa pode funcionar no início, se você estiver trabalhando apenas em projetos simples. Mas quando você começa a desenvolver projetos mais complexos, pode rapidamente se tornar um desastre completo.

Imagine trabalhar em um grande projeto que acaba tendo mais de 80.000 linhas de código. Não há como você terminar com um game funcional se usar um código confuso. Existem muitos livros e recursos que você pode consultar para aprender a escrever código limpo. Uma das ofertas mais populares é Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software

Ainda assim, não se esqueça da prática. Muitas pessoas o instruiriam a esquecer o código limpo quando você estiver começando na indústria de desenvolvimento de jogos. No entanto, se você se esforçar para escrever um código limpo desde o início, isso se tornará um hábito e será mais fácil para você criar uma estrutura funcional.


Apresente seu primeiro projeto na Steam, App Store ou Play Store

Apple Store, Steam, Play Store carreira de desenvolvedor de games
Apple Store, Steam, Play Store

É aqui que o processo se torna emocionante. Depois de desenvolver um pequeno projeto de que goste, reserve um tempo para publicá-lo na Steam, App Store ou na Play Store.

O jogo não precisa ser extremamente profissional. Você só precisa criar um game que seja funcional e mostre seus pontos fortes. Esta última parte é vital.
Lembre-se de que esta é a sua estreia. Após publicar o jogo, é importante estar ciente dos comentários dos usuários.

Dessa forma, você saberá como melhorar em seu próximo jogo. Se você é alguém que é muito hábil em design, então opte por um jogo focado na narrativa, mas ainda se lembra de focar na funcionalidade central. Se você acha que é mais forte em programação, talvez um jogo baseado em sistemas seja o melhor para você.

A etapa mais importante é interagir com os usuários para você poder obter uma visão significativa que o ajudará a aprimorar suas habilidades posteriormente.

Aumente sua visibilidade online

Lembre-se de que a única maneira de obter visibilidade é otimizando sua presença online. É importante criar seu próprio site e começar a usá-lo como seu portefólio para que os recrutadores possam encontrá-lo facilmente na Internet.

Outras plataformas como o Even ou LinkedIn também são úteis para sua busca de emprego na indústria de desenvolvimento de jogos, portanto, tente atualizá-las com frequência. Também é uma boa ideia se conectar com grupos de pessoas influentes da sua área.


Consiga um emprego de nível básico como um Game Tester

A posição de teste de jogos é uma das mais fáceis de se obter na indústria de desenvolvimento de jogos. Isso ocorre porque o trabalho não exige que você tenha um diploma de bacharel ou experiência.

Embora seja um trabalho de nível básico, não subestime seu valor, porque pode ser uma ótima maneira de conhecer pessoas na indústria que pode abrir portas para sua carreira.

Uma das histórias mais inspiradoras na indústria de desenvolvimento de jogos é a de Merric Shank. Ele começou como testador e subiu a escada para se tornar um produtor de jogos. Uma vez ele disse:

“Alguns anos e algumas empresas depois, eu ainda estava em QA. Mas me certifiquei de que meu chefe soubesse que eu estava interessado em aprender mais sobre produção e que estava ansioso por mais responsabilidades. Depois de um tempo, tive a oportunidade de ajudar em um jogo - e depois de um teste bem-sucedido, fui promovido a produtor associado”.

Faça um estágio

Os estágios também são uma ótima maneira de conhecer pessoas que já são desenvolvedores de games de sucesso. Também é uma excelente maneira de praticar o que você aprendeu na escola e mostrar suas habilidades. Pessoas que fazem um estágio e se esforçam para se destacar têm mais chances de encontrar um emprego no setor.

Consiga um trabalho não relacionado a desenvolvimento em um estúdio de games

Um estúdio de games não é composto apenas de desenvolvedores de jogos; são necessários vários outros trabalhos para fazer um estúdio de jogos de sucesso.

Existem muitos cargos não-dev que você pode experimentar para abrir seu caminho em uma empresa de jogos. Alguns dos cargos não-dev que você pode experimentar são desenvolvimento de ferramentas ou suporte de talentos.

Embora não esteja trabalhando especificamente no desenvolvimento de jogos, você pode aprender com seus colegas de trabalho e dizer-lhes que você tem interesse em trabalhar como desenvolvedor de jogos no futuro.

Logo ToBruxo

© 2021, Todos os Direitos Reservados.

Links rápidos

Mangás

Animes

Blog

Sobre nós