Animes Brasileiros e referências ao Brasil | Veja todas as referências e animes criados nas terras verde e amarelo

Você já se perguntou se existem animes brasileiros? Se já, a resposta é: sim. O nosso país é um grande consumidor da cultura japonesa. Isso se deve muito à presença de imigrantes japoneses no país há pelo menos 120 anos.

Para se ter uma ideia, o Brasil abriga a maior população de origem japonesa, fora do Japão. São mais de 1,5 milhão de nikkeis (é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão).

Além de consumirmos muito da cultura oriental, também produzimos alguns conteúdos. E que mesmo em pouca quantidade, já demonstram que temos um grande potencial para esse tipo de projeto.

Os projetos geralmente são independentes e nem todos são 100% nacionais. No game, No Life, por exemplo, é uma adaptação da light novel do brasileiro Thiago Furukawa Lucas (conhecido no exterior como Yuu Kamiya) que estreou em 2014.

Entrevista com o Criador de No Game No Life

Furukawa é o primeiro artista estrangeiro de mangá a ser reconhecido no Japão. O enredo criado por ele passa se ao redor de Sora e Shiro, irmãos cuja a reputação como NEETs brilhantes, gamers reclusos, espalhou várias lendas urbanas pela internet, Esses dois gamers até mesmo consideram o mundo real como um jogo com péssimos gráficos.

Certo dia, eles são evocados por um garoto chamado “Deus” para um mundo alternativo. Lá, Deus proibiu a guerra e declarou este um mundo onde tudo é decidido com jogos, até fronteiras de países. A humanidade foi conduzida de volta à única cidade restante pelas outras raças. Confira abaixo um trailer do anime.

Trailer No Game No Life

Em 2017, a produção do brasileiro ganhou um filme, o No Game No Life: Zero. O enredo se passa seis mil anos antes da história original de Yuu Kamiya e fez muito sucesso em terras japonesas.

Tanto que rendeu de bilheteria 700 milhões de JPY (Ienes japoneses) o que equivalente a mais de R$ 23 milhões, o que deixa muitas esperanças para uma nova temporada.

Animes 100% Brasileiros

1. Magma

Magma é um excelente exemplo de anime brasileiro. Ele foi criado por Robson Menezes dos Santos, que iniciou no mercado nacional de animação em 1998.

O projeto Magma surgiu em meados de 2000, quando Robson tinha pouca experiência em animação, trabalhando mais com comerciais para a televisão e vídeos institucionais.

Contudo, sua paixão pelo estilo anime já era bem mais longa. Ele começou apenas fazendo alguns rabiscos e criando um argumento geral. 

No início era tudo com ferramentas mais tradicionais, como desenhar no papel, escanear e colorir manualmente. Mas hoje é feito pelo computador.

Anime Magma

Magma conta a trajetória do garoto Rasdael Tatsuya, um garoto nerd de 13 anos, que vive em São Paulo. Sua vida sofre uma mudança no dia em que conhece Lu-Ha, uma moça misteriosa que surge de dentro de uma nave espacial.

Com ela, Rasdael tem o primeiro contato com a energia Magma, uma energia interior que mudará o seu destino para sempre. Rasdael conta ainda com a companhia de seus melhores amigos na Terra: Carol, Thiago, Will Gabriel e seu cão Toguro.

Trailer da Abertura de Magma

Se você quiser ver mais trailers e openings online sobre esse anime brasileiro basta acessar o canal do Robson Menezes dos Santos no Youtube.

Magma ainda não tem data prevista de lançamento, sabe se que o projeto já está em andamento desde 2015 o que nós resta agora é esperar.

2. Holy Avenger

Esse anime é uma adaptação de um mangá com o mesmo nome. O projeto busca recursos desde 2004, ou seja, a pelo menos 15 anos, mas até agora ele não foi para frente.

Mesmo tendo uma abertura rejeitada disponível no Youtube, e dublagens prontas, inclusive com a participação do dublador Guilherme Briggs.(dublador do Buzz Lightyear)

Abertura Rejeitada Holy Avenger

Basicamente, a saga conta a história de Sandro Galtran, um aspirante a ladrão, no mundo de Arton, uma terra de fantasia medieval com elfos, anões, deuses e artefatos mágicos.

Há alguns anos o autor anunciou o início da produção de uma série animada da HQ, mais tarde anunciou que por problemas com a lei Rouanet seria produzido inicialmente apenas um longa animado, que poderia ou não ser seguido pela série animada. Mas ambas as produções parecem não ter saído do papel.

Em 2007, Holy Avenger conseguiu o sexto lugar na primeira edição do Prêmio Internacional de Mangá, realizado no Japão.

Animes que fazem referência ao Brasil

1. Michiko & Hatchin

Um anime que não é brasileiro, mas que tem foco no Brasil, é Michiko & Hatchin. Cheio de clichês de gringos que não entendem nada da nossa cultura, o desenho se passa em um cenário claramente inspirado no Brasil. inclusive, várias cidades brasileiras aparecerem em alguns episódios, como o Rio de Janeiro, Olinda e Recife.

Na história Michiko é uma criminosa em fuga e Hatchi foi raptada por Michiko de seus pais adotivos. Ambas buscam melhorar de vida e juntas passam por diversas situações de comédia e drama.

Michiko & Hatchin

Todas as localidades, os personagens, os cenários, tudo faz referência e com extrema precisão ao nosso país, tá certo que existem alguns desertos que destoam um pouco de nossos biomas, mas até mesmo a preocupação para que todas as placas, edifícios e comércios estejam em português do Brasil foi tomada.

2. Cavaleiros do Zodíaco

Para quem conhece bem esse anime clássico vai se lembrar de Aldebaran de Touro, o guerreiro é considerado o mais forte dos cavaleiros de ouro e deu muito trabalho para Seiya em sua jornada através das 12 casas.

Aldebaran de Touro

Tendo recebido a armadura sagrada em terras tupiniquins, ele é um legítimo representante verde-amarelo, talvez tenhamos ficado com a segunda casa do santuário pelo fato de sermos um dos maiores consumidores e produtores de carne bovina, mas isso é apenas teoria.

3. Pokémon

Se você é um fã das antigas, certamente vai se lembrar do lançamento do primeiro filme de Pokémon nos cinemas, seja pelos cards promocionais ou pela aventura de Ash e seus amigos, o filme arrastou uma multidão de crianças para os cinemas.

Pokémon Mewtwo

Mas o que certamente chamou a atenção de muita gente foi o fato do tão glorificado Mewtwo ter sido criado à partir do material genético de uma criaturinha encontrada na Floresta Amazônica.

O Mew. Logicamente, a Amazônia não se restringe somente às terras brasileiras, mas, certamente, era no Brasil que os produtores estavam pensando quando inventaram essa história!

4. Super Campeões

Super Campeões ou conhecida também como Captain Tsubasa narra as aventuras da seleção japonesa de futebol, centradas em seu capitão, Oliver Tsubasa.

O espetáculo é caracterizado por movimentos de futebol dinâmico contido em ações fantasiosas.

Super Campeões ou Captain Tsubasa

É claro que em um anime que retrata a maior paixão do povo brasileiro não podia faltar uma homenagem ao nosso país. Uma não. Várias!

Desde o ex-jogador Roberto, que é uma das maiores inspirações para o jovem Oliver Tsubasa, até a fase em que o garoto veio para o Brasil jogar pelo São Paulo – que mais tarde se transformou em Brancos na dublagem da Cartoon Network.

5. Cowboy Bebop

Uma obra de arte. Um dos melhores animes de todos os tempos com uma das melhores homenagens, em uma série onde temos tiros, naves especiais, colônias em outros planetas e muito jazz, a referência brasileira só podia vir por conta da música.

Cowboy Bebop

Durante uma das caçadas dos cowboys da nave Bebop, três velhinhos muito simpáticos são apresentados: Antônio, Carlos e Jobim, se você ainda não entendeu, leia novamente, porque o nome desses 3 senhores juntos formam o nome completo de Tom Jobim, um grande poeta e mito da música brasileira. Dá-lhe bossa nova.

6. Assassination Classroom

Assassination Classroom ou conhecido também como Ansatsu Kyoushitsu, na segunda temporada do anime ao corrigir a prova de seus alunos, no banquinho no Rio de Janeiro o professor Koro Sensei provoca os brasileiros citando o 7 a 1, fato revoltou os personagens.

Assassination Classroom ou Ansatsu Kyoushitsu

Eaí curtiu? Se gostou compartilhe nas suas redes sociais, se achar que está faltando algo ou tiver uma sugestão deixe nos comentários!


Patrick Henderson

Co-Founder of the website tobruxo.com.br

Desenvolvedor e estudante de Análise e desenvolvimento de sistemas, um entusiasta louco por programação, membro ativo no Stack Overflow PT, jogador de League of Legends (ou pelo menos tenta), aficionado por games, animes e filmes antigos. Tentando ser usuário de Linux mas a essência da Microsoft não sai tão fácil assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.