5 Formas de Gravar a Tela do Celular Android

formar de gravar a tela do ceular android

Hoje irei mostrar a vocês os 5 melhores aplicativos para você conseguir gravar a tela do celular Android de diferentes formas e irei explicar passo a passo como utilizar cada um, lembrando que todos eles estão disponíveis para download na Play Store.

Veja os apps que você verá:

Mobizen

Seguindo pela ordem o Mobizen é um app para Android que permite gravar a tela (com resolução Full HD) e o áudio ambiente simultaneamente.

Bem completo, o programa é capaz de pausar e retomar a gravação em um mesmo arquivo e oferece o recurso Facecam, em que o rosto do usuário é capturado pela câmera frontal e exibido em uma porção da tela.

A aplicação dispõe também de um editor integrado, com o qual é possível remover trechos indesejados, incluir créditos no final, alterar volume do som, entre outras opções.

Passo 1 Abra o Mobizen, ele irá pedir permissão para sobrepor outros aplicativos se você ainda não ativou vá até “Configurações” e deixe ativado a opção “Permitir sobreposição a outros apps”.

Gravar tela do celular
Sobrepondo outros apps na tela do Android com o Mobizen

Passo 2 – Após permitir a sobreposição a outros apps basta abri-lo novamente e irá aparecer um ícone no canto direito da tela basta clicar nele que irá surgir três opções, clicando na opção da câmera irá abrir uma caixa dizendo que a gravação vai começar basta tocar em “Iniciar agora”.

Gravar tela do celular
Opção para iniciar a gravação de tela do Android com o Mobizen

Passo 3 – Após encerrar o seu vídeo irá se abrir uma janela perguntando se você deseja ver o vídeo, ou deleta-lo e há também a opção de encerrar onde fechará o aplicativo e salvará sua mídia em um álbum chamado “Mobizen” na sua biblioteca.

Gravar tela do celular
Vídeo com captura da tela na biblioteca de mídia do Android

Veja também:

AZ Screen Recorder

O AZ Screen Recorder também grava a tela do celular, ao mesmo tempo, a tela em Full HD (e filmes em QHD) e o som ambiente, além de oferecer a opção de pausar e reiniciar o conteúdo sem precisar começar um novo vídeo.

Mesmo gratuito, o app não exibe marca d’água, tem opção de time-lapse, modo Facecam e traz função para incluir o logo próprio, se o usuário quiser.

O software conta também com uma ferramenta completa de edição, com recursos de corte, transformação do filme em GIF e extração de quadros sob a forma de imagem.

Ao concluir, a plataforma ainda oferece a opção de compartilhar o resultado final com outros apps e redes sociais.

Leia Também:

Passo 1 – Abra o app AZ Screen Recorder, ele irá pedir uma opção de “Pop-up Window” que no caso seria para aparecer o ícone dele na tela na hora de iniciar a gravação. Vá em “Conceda Permissão” e depois em “Outras permissões”.

Gravar tela do celular
Adicionando a permissão Pop-up Window no AZ Screen Recorder no Android

Passo 2 – Continuando clique em “Mostrar janela pop-up” e troque a opção “Negar” para “Permitir”.

Gravar tela do celular
Ativando a permissão Pop-up Window no AZ Screen Recorder no Android

Passo 3 – Após permitir o Pop-up Window ele irá se abrir no canto da sua tela tocando no ícone dele vão se abrir algumas opções toque no ícone da câmera de gravação e depois clique em “Iniciar agora”.

Gravar tela do celular
Opção para iniciar a gravação da tela do Android com o app AZ Screen Recorder

Passo 4 – Para parar a gravação basta puxar a barra de notificações e tocar no botão “Parar”, após encerrado irá se criar um álbum com o nome de “AzRecorderFree” e lá estarão armazenados todas as suas gravações.

Gravar tela do celular
Vídeo com captura da tela na biblioteca de mídia do Android

AirDroid

O AirDroid é mais conhecido por sua funcionalidade de espelhamento de notificações de qualquer dispositivo do smartphone no PC.

Entretanto, o app traz outros recursos, como a captura de tela.Pelo fato de ser uma opção entre as outras do serviço, o funcionamento é mais simples em relação a apps dedicados somente a gravar a tela.

Ele não oferece, por exemplo, editor de imagem. A oferta de múltiplos recursos exige do usuário um cadastro para usar a aplicação.

Passo 1 – Abra o AirDroid e faça login usando uma conta do Facebook, Twitter ou do Gmail.

Passo 1 - AirDroid
Opção para logar o aplicativo AirDroid no Android

Passo 2 – Na tela inicial, toque na opção “Ferramentas”. Em seguida, selecione o item “Gravar Tela”. 

Passo 2 - AirDroid
Caminho para iniciar a ferramenta para gravar a tela do Android no app AirDroid

Passo 3 – Nesse momento, uma pequena tela de opções será aberta. Toque no ícone de câmera para iniciar a gravação e confirme a ação permitindo o acesso do app à tela do celular. Para isso, selecione “Iniciar agora”.

Passo 3 - AirDroid
Opção para iniciar a gravação de tela do Android com o AirDroid

Passo 4 – Um indicador de tempo da gravação ficará na tela. Para finalizar a captura, toque nesse ícone e, em seguida, no ícone de câmera. Nesse momento, o vídeo é salvo na biblioteca do celular.

Passo 4 - AirDroid
Opção para encerrar a gravação da tela do Android com o app AirDroid

Passo 5 – Vá até a biblioteca do celular e acesse o álbum “ScreenRecord” para visualizar e compartilhar a gravação.

Passo 5 - AirDroid
Vídeo com captura da tela na biblioteca de mídia do Android

Rec.

O Rec. é sem dúvidas um dos melhores aplicativos que você vai encontrar se quiser gravar a tela do celular Android com qualidade.

Na versão gratuita, você pode capturar a tela em HD por até 5 minutos seguidos, sendo possível ajustar a resolução para que você não acabe com todo seu espaço de armazenamento.

Passo 1 – Logo em sua tela inicial ele da opções de gravações como: Tamanho, Taxa de Bits, Duração e se você deseja gravar com ou sem áudio, após definir suas preferências basta clicar no botão “Gravar” e depois na caixa de confirmação “Iniciar agora”.

Passo 1 - Rec. Aplicativo de gravar tela do celular
Definindo as preferências e iniciando a gravação no app Rec. no Android

Passo 2 – Para parar a gravação simplesmente puxe a aba de notificações e clique no aplicativo que estará em andamento, assim ele irá parar a gravação. Para acessar seus vídeos é só ir na biblioteca e procurar o álbum “Rec”.

Passo 2 - Rec. Gravar tela do celular com audio
Encerrando a gravação no app Rec. e exibindo a biblioteca de mídia do Android

Lolipop Screen Recorder

O Lolipop Screen Recorder é o aplicativo dedicado a gravar a tela do celular mais simples da lista. Não apresenta opções de edição, nem recursos para incrementar a captura.

Diferente dos demais, ele não tem um botão de atalho nem contagem regressiva para iniciar o processo. A filmagem do conteúdo começa e termina na tela do programa, onde o usuário aperta “Start Recording” (“Iniciar Gravação”) e “Stop Recording” (“Parar Gravação”).

A edição para remover essas partes indesejadas pode ser feita no próprio editor de fotos e vídeos do Android.

Passo 1 – Abrindo o aplicativo basta clicar no botão “Start Recording” para iniciar a gravação e depois confirmar selecionando “Iniciar agora”

Passo 1 - Lolipop Screen Recorder
Opção para iniciar a gravação de tela do Android com o Lolipop Screen Recorder

Passo 2 – Para parar de gravar a tela do celular basta clicar no botão “Stop Recording” ou puxar a barra de notificações e selecionar o botão “Stop”.

Passo 2 - Lolipop Screen Recorder
Opção para encerrar a gravação de tela do Android com o Lolipop Screen Recorder

Passso 3 – Após encerrar a gravação ela ficará armazenado no próprio aplicativo, caso você queria fazer algum tipo de edição vá em “Record Settings” e selecione suas preferências. O vídeo também estará salvo na sua biblioteca em um álbum com nome de “ScreenRecordings”.

Passo 3 - Lolipop Screen Recorder

Eaí curtiu? Compartilhe nas suas Redes Sociais! ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe nos comentários!