5 Formas de Gravar a Tela do Celular Android

Hoje irei mostrar a vocês os 5 melhores aplicativos para você conseguir gravar a tela do celular Android de diferentes formas e irei explicar passo a passo como utilizar cada um, lembrando que todos eles estão disponíveis para download na Play Store.

Veja os apps que você verá:

Mobizen

Seguindo pela ordem o Mobizen é um app para Android que permite gravar a tela (com resolução Full HD) e o áudio ambiente simultaneamente. Bem completo, o programa é capaz de pausar e retomar a gravação em um mesmo arquivo e oferece o recurso Facecam, em que o rosto do usuário é capturado pela câmera frontal e exibido em uma porção da tela. A aplicação dispõe também de um editor integrado, com o qual é possível remover trechos indesejados, incluir créditos no final, alterar volume do som, entre outras opções.

Passo 1 Abra o Mobizen, ele irá pedir permissão para sobrepor outros aplicativos se você ainda não ativou vá até “Configurações” e deixe ativado a opção “Permitir sobreposição a outros apps”.

Sobrepondo outros apps na tela do Android com o Mobizen

Passo 2 – Após permitir a sobreposição a outros apps basta abri-lo novamente e irá aparecer um ícone no canto direito da tela basta clicar nele que irá surgir três opções, clicando na opção da câmera irá abrir uma caixa dizendo que a gravação vai começar basta tocar em “Iniciar agora”.

Opção para iniciar a gravação de tela do Android com o Mobizen

Passo 3 – Após encerrar o seu vídeo irá se abrir uma janela perguntando se você deseja ver o vídeo, ou deleta-lo e há também a opção de encerrar onde fechará o aplicativo e salvará sua mídia em um álbum chamado “Mobizen” na sua biblioteca.

Vídeo com captura da tela na biblioteca de mídia do Android

AZ Screen Recorder

O AZ Screen Recorder também grava a tela do celular, ao mesmo tempo, a tela em Full HD (e filmes em QHD) e o som ambiente, além de oferecer a opção de pausar e reiniciar o conteúdo sem precisar começar um novo vídeo. Mesmo gratuito, o app não exibe marca d’água, tem opção de time-lapse, modo Facecam e traz função para incluir o logo próprio, se o usuário quiser. O software conta também com uma ferramenta completa de edição, com recursos de corte, transformação do filme em GIF e extração de quadros sob a forma de imagem. Ao concluir, a plataforma ainda oferece a opção de compartilhar o resultado final com outros apps e redes sociais.

Leia Também:

Passo 1 – Abra o app AZ Screen Recorder, ele irá pedir uma opção de “Pop-up Window” que no caso seria para aparecer o ícone dele na tela na hora de iniciar a gravação. Vá em “Conceda Permissão” e depois em “Outras permissões”.

Adicionando a permissão Pop-up Window no AZ Screen Recorder no Android

Passo 2 – Continuando clique em “Mostrar janela pop-up” e troque a opção “Negar” para “Permitir”.

Ativando a permissão Pop-up Window no AZ Screen Recorder no Android

Passo 3 – Após permitir o Pop-up Window ele irá se abrir no canto da sua tela tocando no ícone dele vão se abrir algumas opções toque no ícone da câmera de gravação e depois clique em “Iniciar agora”.

Opção para iniciar a gravação da tela do Android com o app AZ Screen Recorder

Passo 4 – Para parar a gravação basta puxar a barra de notificações e tocar no botão “Parar”, após encerrado irá se criar um álbum com o nome de “AzRecorderFree” e lá estarão armazenados todas as suas gravações.

Vídeo com captura da tela na biblioteca de mídia do Android

AirDroid

O AirDroid é mais conhecido por sua funcionalidade de espelhamento de notificações de qualquer dispositivo do smartphone no PC. Entretanto, o app traz outros recursos, como a captura de tela. Pelo fato de ser uma opção entre as outras do serviço, o funcionamento é mais simples em relação a apps dedicados somente a gravar a tela e não oferece, por exemplo, editor de imagem. A oferta de múltiplos recursos exige do usuário um cadastro para usar a aplicação.

Passo 1 – Abra o AirDroid e faça login usando uma conta do Facebook, Twitter ou do Gmail.

Opção para logar o aplicativo AirDroid no Android

Passo 2 – Na tela inicial, toque na opção “Ferramentas”. Em seguida, selecione o item “Gravar Tela”.

Caminho para iniciar a ferramenta para gravar a tela do Android no app AirDroid

Passo 3 – Nesse momento, uma pequena tela de opções será aberta. Toque no ícone de câmera para iniciar a gravação e confirme a ação permitindo o acesso do app à tela do celular. Para isso, selecione “Iniciar agora”.

Opção para iniciar a gravação de tela do Android com o AirDroid

Passo 4 – Um indicador de tempo da gravação ficará na tela. Para finalizar a captura, toque nesse ícone e, em seguida, no ícone de câmera. Nesse momento, o vídeo é salvo na biblioteca do celular.

Opção para encerrar a gravação da tela do Android com o app AirDroid

Passo 5 – Vá até a biblioteca do celular e acesse o álbum “ScreenRecord” para visualizar e compartilhar a gravação.

Vídeo com captura da tela na biblioteca de mídia do Android

Rec.

O Rec. é sem dúvidas um dos melhores aplicativos que você vai encontrar se quiser gravar a tela do celular Android com qualidade. Na versão gratuita, você pode capturar a tela em HD por até 5 minutos seguidos, sendo possível ajustar a resolução para que você não acabe com todo seu espaço de armazenamento.

Passo 1 – Logo em sua tela inicial ele da opções de gravações como: Tamanho, Taxa de Bits, Duração e se você deseja gravar com ou sem áudio, após definir suas preferências basta clicar no botão “Gravar” e depois na caixa de confirmação “Iniciar agora”.

Definindo as preferências e iniciando a gravação no app Rec. no Android

Passo 2 – Para parar a gravação simplesmente puxe a aba de notificações e clique no aplicativo que estará em andamento, assim ele irá parar a gravação. Para acessar seus vídeos é só ir na biblioteca e procurar o álbum “Rec”.

Encerrando a gravação no app Rec. e exibindo a biblioteca de mídia do Android

Lolipop Screen Recorder

O Lolipop Screen Recorder é o aplicativo dedicado a gravar a tela do celular mais simples da lista. Não apresenta opções de edição, nem recursos para incrementar a captura. Diferente dos demais, ele não tem um botão de atalho nem contagem regressiva para iniciar o processo. A filmagem do conteúdo começa e termina na tela do programa, onde o usuário aperta “Start Recording” (“Iniciar Gravação”) e “Stop Recording” (“Parar Gravação”). A edição para remover essas partes indesejadas pode ser feita no próprio editor de fotos e vídeos do Android.

Passo 1 – Abrindo o aplicativo basta clicar no botão “Start Recording” para iniciar a gravação e depois confirmar selecionando “Iniciar agora”

Opção para iniciar a gravação de tela do Android com o Lolipop Screen Recorder

Passo 2 – Para parar de gravar a tela do celular basta clicar no botão “Stop Recording” ou puxar a barra de notificações e selecionar o botão “Stop”.

Opção para encerrar a gravação de tela do Android com o Lolipop Screen Recorder

Passso 3 – Após encerrar a gravação ela ficará armazenado no próprio aplicativo, caso você queria fazer algum tipo de edição vá em “Record Settings” e selecione suas preferências. O vídeo também estará salvo na sua biblioteca em um álbum com nome de “ScreenRecordings”.

Eaí curtiu? Compartilhe nas suas Redes Sociais! ficou alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe nos comentários!


Patrick Henderson

Co-Founder of the website tobruxo.com.br

Desenvolvedor e estudante de Análise e desenvolvimento de sistemas, um entusiasta louco por programação, membro ativo no Stack Overflow PT, jogador de League of Legends (ou pelo menos tenta), aficionado por games, animes e filmes antigos. Tentando ser usuário de Linux mas a essência da Microsoft não sai tão fácil assim.